Crianças aprendem a fazer plantio em vasos na Embrapa | ||||||
15.7.2009
Segundo a estagiária e estudante de Nutrição da Faculdade de Jaguariúna - FAJ Mayra Morette, esta oficina demonstra que é possível e saudável ter uma horta caseira livre de agrotóxicos. “Podemos usar os restos orgânicos da nossa casa para fazer uma compostagem, que enriquece o solo, além de evitar que esses restos sejam desperdiçados indo para o lixo”, ensina. Na conversa com os alunos falou-se sobre “os bichinhos que fazem bem”, o que são hortaliças, seus tipos, como colher, a melhor época para plantar cada uma delas e o mais importante, os benefícios de uma alimentação saudável. Na visita à horta escola, os alunos puderam ver, tocar e sentir o cheiro de algumas hortaliças. Depois da visita o técnico da Embrapa Meio Ambiente Gilberto Ribeiro mostrou passo-a-passo o plantio de mudas, usando composto orgânico, copos descartáveis e caixas de leite. Cada grupo de alunos recebeu uma espécie diferente. Foram plantados bálsamo, alecrim, manjericão e boldo. Quem planta colhe Os produtos da Horta Escola foram usados na preparação de deliciosas receitas de patê de beterraba e suco de acerola. Assim, todos experimentaram o gostinho de alguns desses alimentos, além de conversar sobre suas características nutricionais. “A idéia de oferecer um lanche ao final da visita é mostrar que podemos fazer receitas saborosas com o que plantamos, além de incentivar o hábito alimentar mais saudável”, enfatiza Ribeiro. Horta doméstica
Ribeiro ensina como fazer: coloque uma camada de lascas de pedra, em seguida uma de areia e depois de terra e faça um buraco para a muda. Agrupe as hortaliças da mesma espécie próximas umas das outras. Continue esse processo até preencher o vaso. Regue com água, mas evite o excesso. Verifique a necessidade de rega de cada uma antes de colocar várias espécies no mesmo recipiente. Para a colheita, não arranque as folhas. Corte os galhos com tesoura para que brotem de novo. Algumas ervas interessantes para se ter em casa O coentro tem sabor marcante, combina com frutos do mar e caldos de peixe. É essencial no molho curry, usado na cozinha indiana para dar sabor a frangos e carnes. De sabor suave, a salsinha é muito usada em saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, destaca o sabor do prato principal. Com sabor forte e aromático, o orégano combina bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, omeletes, assados e pratos com queijo. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente da versão desidratada, que tem seu amargo mais acentuado. Já a hortelã tem sabor fresco e doce. É recomendada no preparo de carnes, principalmente porco e carneiro e de batatas e manteigas aromatizadas. Seus raminhos podem ser usados como decoração. Sua escola pode agendar uma visita pelos e-mails cris@cnpma.embrapa.br ou edis@cnpma.embrapa.br. Também pode ter mais informações pelo telefone 19.3311.2608. Cristina Tordin Jornalista, MTb 28.499 Embrapa Meio Ambiente |
|